Saiba como chegar na SBCO Clínica Odontológica

Clique no botão "ROTAS" e saiba como chegar na SBCO:

Em caso de dúvidas entre em contato clicando aqui
SBCO Clínica Odontológica | Periodontia
16280

Periodontia

Conheça o tratamento odontológico de Periodontia da SBCO Clínica Odontológica na Ceilândia Sul.

A Periodontia é especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação dos dentes (gengiva e osso circundante).

O que é a doença periodontal? A Doença Periodontal é causada por bactérias que por algum motivo estão se acumulando ao redor dos dentes, seja pela formação de cálculo ou tártaro, restaurações em excesso, cáries entre os dentes, próteses desadaptadas, com o uso de substâncias tóxicas como o fumo e outras drogas, ou por outras doenças que comprometam a imunidade ou a higiene.

O que é a doença periodontal?

O sinal mais característico e inicial da Doença Periodontal é o sangramento gengival, no momento da escovação, ao passar o fio dental ou sangramento espontâneo (sem motivo aparente).

Gengivite e suas complicações

O sangramento gengival ocorre pela inflamação da gengiva, chamada de Gengivite, que é a fase inicial e reversível da doença periodontal, que pode ocorrer com qualquer dente que esteja acumulando placa bacteriana ou que tenha cálculo ou tártaro. Caso não seja feita a correta a higienização e tratamento profissional, o cálculo dental começa a se formar entre a gengiva e o dente, e ao ocorrer isso, o osso que sustenta o dente começa a ser reabsorvido por toxinas produzidas pelas bactérias, fase chamada de Periodontite, a perda óssea ao redor dos dentes é irreversível, deixando seqüelas estéticas e funcionais.

Outros sinais como a mobilidade dental (dente mole), retrações gengivais (aumento do comprimento dos dentes, raiz dental visível), retenção de alimento entre os dentes, inchaço e dor na gengiva (que pode ser confundida com dor no dente), oclusão (mordida) comprometida e mal hálito.

A Doença Periodontal é a principal causa da perda de dentes em adultos. A sua prevenção pode ser feita removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal em casa com o uso do fio dental diariamente, escovação após as refeições e antes de se deitar, e principalmente pelas limpezas periódicas feitas pelo dentista.

Quais são os tratamentos para esses sintomas?

Se a doença for diagnosticada precocemente, procedimentos simples podem ser realizados para impedir o comprometimento dos dentes e dos tecidos circundantes.

O tratamento é feito com a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes, através de curetas manuais ou com o equipamento ultrassônico, remoção de restaurações em excesso, troca de próteses desadaptadas, ou cirurgias para facilitar a higiene dos dentes.

A Doença Periodontal mesmo depois de tratada pode deixar como sequelas como o deslocamento da posição do dente, retração gengival, que através de procedimentos cirúrgicos e protéticos podemos minimizar esses defeitos estéticos.

Após o tratamento, essa é a fase mais importante e pouco valorizada pelas pessoas, porque necessita da mudança dos hábitos de higiene e cuidados periódicos profissionais, e o tempo desta fase é indeterminado, pois deve ser utilizada por toda vida para não voltar a ter algum problema periodontal.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a SBCO Clínica Odontológica, teremos um grande prazer em respondê-lo!

Para pacientes fumantes

De fato, estudos recentes demonstraram que o cigarro pode ser um dos mais importantes fatores de risco no desenvolvimento e na progressão da doença periodontal, pois ele atua diminuindo a produção de saliva e perdendo a capacidade de proteção dos dentes e tecidos, diminui a resposta imunológica e resposta inflamatória por causa da nicotína, que funciona como vasoconstritor (diminui o sangramento), e por esse motivo mascara o principal sinal da gengivite, o sangramento, além de manchar os dentes e causar mal hálito.

ara pacientes fumantes Como você provavelmente já sabe, o cigarro está relacionado com muitas doenças sérias como o câncer de boca e de laringe, doenças pulmonares, problemas cardiovasculares, assim como muitos outros problemas de saúde. O que você pode não saber é que os fumantes estão sob maior risco de apresentar doença periodontal.

Para mulheres grávidas Fases como a puberdade e menopausa, ou ainda períodos menstruais e gravidez, são períodos de intensas alterações hormonais, que podem afetar diversos tecidos, como as gengivas. Estas podem se tornar sensíveis e ocorrer com essa alteração hormonal, o que aumentaria a susceptibilidade à doença periodontal.

Para mulheres grávidas

Além disso, estudos recentes sugerem que mulheres grávidas que apresentam periodontite estão sob um risco sete vezes maior de ter um parto pré-maturo e bebês de baixo peso, ou seja, o completo tratamento periodontal e bucal com o dentista antes da gravidez e durante esse período são de extrema importância, para a mãe e o bebê.

Para pacientes com diabetes

A presença da placa bacteriana no diabético provoca uma inflamação gengival mais acentuada do que o faria em um paciente não diabético, e consequentemente apresentar perdas dentárias mais rápidas devido à sua dificuldade em reagir a processos inflamatórios e infecciosos, se não for feito o correto tratamento e acompanhamento profissional.

O controle de açúcar no sangue, através de medicamentos e hábitos saudáveis, acompanhamento médico e odontológico, com um bom controle metabólico, a pessoa diabética se iguala a uma pessoa não diabética.

A cooperação do paciente durante e após o tratamento é fundamental para o controle de ambas as doenças, tanto para o sucesso do Periodontista e do Médico Endocrinologista.

periodontia_dentario_sbco_odontologia7

Porque realizar o seu tratamento periodontal na Clínica SBCO?

O cliente SBCO tem a garantia de estar sendo tratado com os melhores materiais existentes no mercado. A profilaxia dos dentes é bastante meticulosa exigindo o uso de inúmeros instrumentos ou aparelhos para eliminar o acúmulo de placa e tártaro nos espaços entre raízes e gengivas. Por conta dessa abordagem detalhada e profunda, normalmente é necessário a anestesia do local que será tratado. A partir desse momento o paciente necessita de intensa conscientização de sua higiene oral para impedir mais perda de tecidos de suporte. Através de técnicas de escovação e do uso do fio dental, o dentista explicará de que forma e em que frequência o paciente fará sua higiene caseira. É imprescindível que os pacientes com histórico de periodontite, mesmo os tratados, façam prevenções com o dentista mais de duas vezes por ano. Entre em contato com a SBCO e marque uma consulta de avaliação, queremos juntos alcançar o seu novo sorriso.

O cliente SBCO tem a garantia de estar sendo tratado com o melhor material nacional existente no mercado, sendo este o sistema Neodent, que consiste em implantes de excelente osseointegração garantindo ao paciente mais segurança e mais sucesso em seu tratamento. Também o cronograma de real tempo de reabilitação desse paciente, levando em conta o tratamento individualizado, desde a fase de exames ate a conclusão do tratamento, estudos e discussões de cada caso em especial com vários profissionais especializados na área.